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TV aberta teme prejuízos financeiros com restrição à publicidade de Bets

Casas de apostas são importante para a saúde financeira da TV aberta

A proposta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de restringir a publicidade de casas de apostas esportivas na TV aberta gerou preocupação em pelo menos três das cinco maiores emissoras do Brasil: Record, Band e RedeTV!. Essas redes, que mantêm relações comerciais significativas com as casas de apostas, temem o impacto financeiro que a medida poderá ter em suas operações.

As emissoras esperam ser convocadas para discutir a questão com o governo, com a intenção de apresentar seus pontos de vista sobre o assunto. A Record, por exemplo, conta com a Betano — uma das maiores casas de apostas do país desde 2019 — como um dos seus cinco principais anunciantes, patrocinando programas como “A Fazenda 16” e transmissões de futebol.

Executivos da Band e da RedeTV! também expressaram sua preocupação, afirmando que será difícil viabilizar financeiramente as transmissões esportivas sem o investimento dessas casas. Atualmente, segundo eles, as apostas esportivas são responsáveis por grandes investimentos que garantem a rentabilidade dos direitos de transmissão das partidas.

E a Globo?

A Globo, maior emissora do país, observa a situação com cautela e aguarda os próximos passos do governo. Atualmente, a Globo também conta com anunciantes do setor de apostas, que patrocinam eventos como jogos do Campeonato Brasileiro e reality shows como o “Big Brother Brasil”.

A cautela da Globo se deve aos dados que apontam a participação das casas de apostas no mercado publicitário. Um levantamento da plataforma de monitoramento de campanhas publicitárias Tunad, feito entre janeiro e julho deste ano, indica que as bets representam apenas 3% dos anúncios veiculados na TV aberta. No entanto, essa participação cresce significativamente durante intervalos de programas ou eventos esportivos, alcançando 30% em julho, ou seja, de cada cinco comerciais exibidos, dois eram de apostas.

Posição de Haddad

Na última terça-feira (1º), Haddad declarou que é urgente tomar providências para limitar a publicidade das casas de apostas. Essa questão foi debatida em reunião com representantes do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão). “Entendemos que é urgente evitar esse assédio televisivo”, afirmou o ministro.

A ABERT

Após a reunião, Flávio de Lara Resende, presidente da Abert, anunciou que apenas as publicidades de casas de apostas autorizadas pela Fazenda serão veiculadas. “Não faremos publicidade de empresas que não sejam regulares”, garantiu aos jornalistas.

*Com informações da Folha de São Paulo

Daniela Bragança

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