
Cursos gratuitos voltados para jovens de 8 a 20 anos têm 50% das vagas reservadas para meninas e prioridade para alunos de escolas públicas.
O programa ‘Seguir Transformando Através da Robótica e outras Tecnologias’ (Start), oferecido pelo Goiás Social, prorrogou as inscrições até o dia 14 de outubro para o curso de robótica em Goiânia e outras 16 cidades do interior do estado. Interessados podem se inscrever por meio do link: abre.go.gov.br/start. O curso é voltado para crianças e jovens de 8 a 20 anos, com 50% das vagas destinadas a meninas e prioridade para estudantes de escolas públicas.
Segundo a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o programa visa promover inclusão digital como uma ferramenta de transformação social. “A inclusão social também passa pela inclusão digital, e a educação é nossa principal ferramenta para romper o ciclo da pobreza. Queremos dar a esses jovens a chance de construir um futuro melhor”, destaca.
O Start é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG). O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, reforça o impacto do programa. “Nossa intenção é mostrar que a tecnologia é um caminho possível para essas crianças e jovens. Além de aprender a operar equipamentos de ponta, eles vão desenvolver soluções tecnológicas para os problemas de suas comunidades.”
O curso é dividido em três módulos:
- Introdutório: fundamentos de robótica e introdução a tecnologias como impressão 3D;
- Intermediário: desenvolvimento de projetos mais avançados utilizando as tecnologias aprendidas;
- Avançado: foco em criar soluções inovadoras para demandas específicas da comunidade local.
Com 24 laboratórios espalhados por 21 cidades, o programa já esgotou as vagas em Anápolis, Jataí, Mambaí e Valparaíso de Goiás. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, com um terceiro dia reservado para tira-dúvidas. Além disso, os laboratórios estarão abertos à comunidade nos demais dias da semana, criando um ambiente colaborativo e inclusivo de aprendizado.
Cidades com vagas ainda disponíveis incluem Alto Paraíso, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Catalão, Cristalina, Itumbiara, Luziânia, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade e Uruana. Goiânia conta com quatro laboratórios.
- CUT-GO organiza caravana para ato em Brasília em comemoração aos dois anos da defesa da democracia
- Prefeitura de Goiânia realiza mutirão de limpeza e revitalização em quatro bairros da região noroeste
- Prefeito de Goiânia anuncia pagamento integral dos médicos credenciados à saúde municipal
- Goiânia adota drones no combate à dengue e intensifica ações de saúde
- Jovem é Flagrada no Teto de Carro em Movimento na BR-153, em Goiânia